(85) 4012.1000

A Empresa

No início dos anos de 1950,

Francisco de Albuquerque Lima, o ‘Seu Lima’, juntamente com sua família, se muda de Paracuru para a cidade de Fortaleza. Em 1952, vendo a possibilidade de trabalhar no setor de transporte, compra dois ônibus de seu cunhado, Sr. Alonso Herculano Barroso, e iniciou o transporte de pessoas no Campo da Aviação, atual bairro Aerolândia, com o pai e o irmão Raimundo Albuquerque.

Assim nasce a Auto Viação Fortaleza, com sede na atual BR 116, no bairro Cajazeiras, fazendo as linhas Aerolândia e seu entorno, Alto da Balança e Dias Macedo ‘Seu Lima’, cativou seus funcionários com sua forma especial de se relacionar, por sua preocupação com o bem-estar e prosperidade dos mesmos, gerando um ciclo de amizade e lealdade que perdura na Empresa.

O bairro Aerolândia é foco de atenção comunitária da Auto Viação Fortaleza ainda hoje, assim como as comunidades dos bairros Dias Macedo, Conjunto Alvorada, Sítio São José, dentre outras. Uma parceria de cooperação iniciada pelo ‘Seu Lima’ nos anos 1952.

Anos 1960/70

Em 1970, a união com seu cunhado José Gaudêncio Moreira resulta em mais uma empresa, a Viação Silvano, que percorria as vias do Montese e Vila Sarita. Três anos depois, a mesma é incorporada a Auto Viação Fortaleza, permanecendo estes sócios como gestores da empresa juntamente com seus filhos. Fazendo agora as linhas Aerolândia, Alto da Balança, Montese e Vila Sarita.  

Os carros são distinguidos por cores que são escolhidas pelos donos, criando uma seletividade nos ônibus e uma memória coletiva de um tempo em que cores marcavam os trajetos a serem percorridos. A Auto Viação Fortaleza tinha as cores branca, verde e vermelho.

Anos 1980/90

Em 1992 surge uma novidade no setor de transporte, os terminais de integração. A Auto Viação Fortaleza acompanha o tempo e se transforma para garantir essa nova mobilidade. São sete terminais (Papicu, Parangaba, Messejana, Conjunto Ceará, Antônio Bezerra, Lagoa e Siqueira). 

Também em 1992, Jacob Barata ingressa na sociedade com a Auto Viação Fortaleza, que a partir de então passa por uma reestruturação administrativa, tendo como composição de seu novo corpo dirigente, Paulo Porto Lima, Francisco Ronaldo de Albuquerque Lima Filho e Luís Régis Nogueira Moreira, direção que se mantém até hoje.

Anos 2000/18

Em meados de 2008, para facilitar a circulação dos ônibus, a Prefeitura de Fortaleza propõe um sistema de consórcio que atende toda as áreas da Grande Fortaleza. Foram implementadas cinco bacias no consórcio (Bacia TransLeste, Antônio Bezerra, Expresso, Parangaba e Messejana). A Auto Viação Fortaleza pertence as bacias TransLeste e Messejana.

Em busca de inovação constante, a Auto Viação Fortaleza investe em tecnologia e modernidade, dentre elas a implantação de redes de monitoramento: acompanhamento de todos os veículos através de GPS, e a operação de 4 câmeras internas em todos os veículos de sua frota: monitoradas diariamente para acompanhar com maior precisão os processos operacionais, garantindo assim, a excelência em sua gestão.

O Sindiônibus realizou, em 2013, 2015 e 2017, a Pesquisa de Clima Organizacional nas empresas de transporte. A Auto Viação Fortaleza foi reconhecida e eleita em 1º lugar, nas três pesquisas, como a Melhor Empresa para se Trabalhar no Segmento. 

A Auto Viação Fortaleza se mantém firme em seus princípios com a sociedade, sendo uma das grandes empresas de transporte urbano de Fortaleza, com 1.114 colaboradores, 53 linhas, 210 veículos, transportando diariamente cerca de 180 mil usuários. 

Durante esses 66 anos, tem como missão ”conduzir vidas com segurança e agilidade, oferecendo excelência no atendimento para o reconhecimento e confiabilidade da comunidade e dos colaboradores”, ”sendo referência no setor do transporte, gerando satisfação dos clientes, promovendo um excelente ambiente de trabalho, bem como o crescimento sustentável e responsabilidade social.”